domingo, 30 de outubro de 2016

Suplementos de cálcio e vitamina D na osteoporose: devo parar?

O mês de outubro de 2016 está chegando ao fim, mas nos trouxe duas importantes publicações sobre o uso de suplementos de cálcio e vitamina D (Ca+vitD) no tratamento da osteoporose. Nos últimos anos, questionamentos sobre o efeito e a segurança dessas medicações  fizeram muitas mulheres interromperem os seus tratamentos. As duas perguntas que mais ouvi no consultório: 1)"Se tenho osteoporose, realmente preciso usar suplementos de Ca+vitD? Já estou usando aquele ‘outro’ comprimido uma vez por semana ou uma vez ao mês (alendronato, risendronato, ibandronato).” 2) “Ouvi dizer que usar Ca+vitD pode calcificar minhas artérias e aumentar o risco de infarto do coração e estou com dúvida se devo manter o uso. É verdade?”



A primeira pergunta foi respondida pela European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis, Osteoarthritis and Musculoskeletal Diseases e pela International Foundation for Osteoporosis em artigo na revista Osteoporosis International.  O uso de suplementos de Ca+vitD auxilia na redução do risco de fraturas em mulheres com osteoporose e deve ser mantido, principalmente naquelas com alto risco de fratura (idade maior que 65 anos; fratura prévia; uso crônico de corticoides; história de fratura na família; peso abaixo de 58 quilos; fumante; consumo excessivo de álcool) e naquelas que tenham níveis baixos de cálcio e/ou de vitamina D. Recomenda-se sempre o uso de cálcio associado a vitamina D e não de forma isolada. Além do mais, o uso diário de vitamina D está associado a uma diminuição do risco de quedas e pode ser importante na prevenção de fraturas. A dose recomendada é de até 1200 mg por dia de cálcio e 800 UI por dia de vitamina D. Para que funcione bem, o uso de alendronato e similares exige que o corpo esteja bem suprido de cálcio e vitamina D. Portanto, não pare de usar esses suplementos sem conversar com o seu médico! Outro ponto importante: não adianta usar suplementos de Ca+vitD para prevenir a osteoporose antes do tempo ou para aumentar a massa ósseo, como se vê muitas mulheres jovens usando. Não se deve esquecer que esses suplementos podem aumentar o risco de cálculos renais e causar efeitos gastrointestinais indesejáveis, como dor na barriga e intestino preso.
Em relação à dúvida sobre  o risco de suplementos de Ca+vitD causar infarto, a National Osteoporosis Foundation, dos Estados Unidos, e a American Society for Preventive Cardiology esclarecem, em artigo publicado na conceituada revista Annals of Internal Medicine: não há evidências científicas que possam associar o consumo de cálcio e vitamina D dentro dos limites recomendados com infarto do coração, isquemia cerebral ou morte. A suplementação de Ca+vitD deve ser mantida sempre que necessária para saúde dos ossos. A história de que esses suplementos podem “calcificar as artérias” não é verdade. Portanto, se seu médico prescreveu, pode usar com tranquilidade.
É sempre bom compartilhar boas notícias, não é mesmo?


Dr. Eduardo Guimarães Camargo
Médico Endocrinologista
CREMERS 23.404 - RQE 17.086

Nenhum comentário:

Postar um comentário