terça-feira, 6 de novembro de 2018

Suplementos alimentares adulterados - questão de saúde pública

Mais da metade dos adultos nos EUA consomem algum tipo de suplemento alimentar. A agência reguladora daquele país chama-se Food and Drug Administration (FDA). Só para localizar vocês, no Brasil mais da metade da população também consome suplementos e a nossa vigilância é feita pela ANVISA.
Um estudo publicado no periódico JAMA no mês de outubro de 2018 mostrou que muitos suplementos vendidos como "naturais" estão na verdade ADULTERADOS e contêm medicações não declaradas na sua lista de ingredientes.


De 2007 até 2016, 776 suplementos adulterados, de 146 marcas diferentes, foram identificados pelo FDA. Destes, 20% continham mais um ingrediente não aprovado como suplemento.
Para quais as finalidades estes suplementos estavam sendo utilizados?
  • 45% estavam sendo usados para aumentar o estímulo sexual – nestes a maioria continha sildenafil (outros compostos como a tadalafila e a vardenafila também foram encontrados). O sildenafil é o fármaco ativo do popular Viagra, medicação utilizada para disfunção erétil. Essas medicações são inibidoras da fosfodiesterase-5 e não podem ser utilizadas em qualquer pessoa (ex: homens em uso de nitratos).
  • 40,9% estavam sendo usados para perda de peso, nestes a maioria continha sibutramina e/ou laxativos. Antidepressivos como a fluoxetina e o próprio sildenafil, mencionado anteriormente, também foram encontrados em alguns destes produtos.
  • 11,9% estavam sendo usados para aumento de massa muscular, nestes a maioria continha esteroides anabolizantes sintéticos.
  • alguns “produtos naturais” para diminuir dores articulares e musculares continham anti-inflamatórios (diclofenaco foi o mais encontrado) e corticoides (principalmente dexametasona – lembrando que estas pessoas correm o risco de desenvolver insuficiência adrenal com a suspensão abrupta do uso).

E pasmem, muitos deles continuavam sendo adulterados MESMO APÓS a FDA ter lhes dado uma ADVERTÊNCIA (alguns produtos tinham mais de 3 advertências consecutivas!!!).
Em resumo, temos aí um grande problema de saúde pública. Muitas pessoas optam por compostos naturais por acreditarem não estarem usando medicação, mas como vocês podem ver não é sempre assim! Não acreditem em milagres, consultem sempre um médico! Antes estar tomando uma medicação regulamentada do que um falso composto natural.

Referência:
Jenna Tucker, et al. Unapproved Pharmaceutical Ingredients Included in Dietary Supplements Associated With US Food and Drug Administration Warnings. JAMA Netw Open. 2018;1(6):e183337. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.3337.

Dra. Luciana Dornelles Sampaio Peres
Médica Endocrinologista
CREMERS 34.995 - RQE 29.637

Nenhum comentário:

Postar um comentário