quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Opinião: A fraude da Modulação Hormonal



A chamada Modulação Hormonal é, na minha opinião, a maior fraude da história recente da medicina. E, ao contrário do que se diz, não é algo novo. Prescrita por médicos, e, pasmem, até por dentistas e nutricionistas, promete equilibrar os hormônios, retardar o envelhecimento e evitar o surgimento de doenças através do uso de fitoterápicos, hormônios e complexos vitamínicos-minerais. Infelizmente, muitos são os incautos que acreditam nessas falsas  promessas. Para dar um ar de credibilidade e vanguarda, os prescritores dessa prática abusam de termos rebuscados, pedem um excesso de exames e inventam doenças que não existem, como “tireopausa” ou “fadiga adrenal”. A expressão “modular” dá uma falsa impressão de que você está “ajustando” o seu corpo para que ele fique melhor, o que não é verdade. Não existe comprovação do benefício sobre a saúde a longo prazo; da mesma forma, não reduz o surgimento de doenças e tampouco melhora a qualidade do envelhecimento. A verdade é que não existe nenhum estudo sério publicado que embase o seu uso e garanta a sua segurança em humanos. Traz, sim, um risco aumentado de trombose, de embolia pulmonar, de arritmia cardíaca, de hipertensão arterial, de infarto, de acúmulo desnecessário de vitaminas, de masculinização de mulheres (pelos, acne, voz grossa), de infertilidade, de queda da produção da testosterona em homens, de hepatite medicamentosa, de alergias, de transtornos do humor, de agressividade, de comportamento sexual de risco. Além de tudo isso, cria uma dependência do corpo aos medicamentos prescritos, principalmente aos hormônios. 

Não se deixe iludir. É incorreto fazer o uso “preventivo” de hormônios como anti-envelhecimento ou para fins estéticos. Desconfie quando alguém disser que “seu exame mostra que seu metabolismo é de uma pessoa 15 anos mais velha”, “seu corpo precisa desses elementos para envelhecer melhor”, “eu só prescrevo hormônios bio-idênticos”, “os médicos são comprados pela indústria farmacêutica, use os medicamentos naturais que lhe recomendo”, “a maioria dos médicos não pede os exames certos, por isso estou pedindo tudo”, “não é reposição de hormônios, é modulação”. Fique mais atento ainda se lhe propuserem “infusões rejuvenescedoras”, “implantes de hormônios”, “usar medicamentos manipulados que você desconhece a fórmula e só é feito por determinada farmácia de manipulação a custo elevadíssimo” ou “excesso de medicamentos”. E não se esqueça: a decisão final é sempre sua e você acaba sendo responsável por ela. O alerta está feito. 

Referências

The hormonal fountains of youth: myth or reality? Kim MJ, et al. J Endocrinol Invest. 2005.

The use of anti-aging hormones. Melatonin, growth hormone, testosterone, and dehydroepiandrosterone: consumer enthusiasm for unproven therapies. Shomali ME. Md Med J. 1997.

Dr. Eduardo Guimarães Camargo
Médico Endocrinologista
CREMERS 23.404 - RQE 17.086
www.dreduardocamargo.wordpress.com

5 comentários:

  1. Caro Dr.

    Também sou Endocrinologista e sua opinião realmente tem valor, mas como bem sabe opinião tem um grau de evidência muito baixa.
    Procure ler artigos com evidência A.
    Muitas verdades estão junto a modulação hormonal, assim como muito mito e inverdades.
    Somos nós, Endocrinologistas, que temos a obrigação de estudar e avaliar e nunca fazer críticas sem fundamentação.

    Dr. Paulo Meira
    Endocrinologista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Não há estudos clínicos que suportem a chamada Modulação Hormonal. O posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metaboligia (SBEM) é contrário à essa prática e aquele paciente que se sentir enganado ou lesado por quem prescreve Modulação Hormonal deve fazer uma denúncia ao respectivo Conselho Profissional ou à justiça. Sugiro a leitura atenta do parecer da SBEM https://www.endocrino.org.br/media/uploads/nota_oficial_sbem_12_12_16.pdf

      Excluir
    2. Na minha opinião de leiga ,pois sou uma psicoterapeuta especialista em medicina alternativa chinesa, sou contra a qualquer medicamento preventivo ,não se trata uma doença quequa não tenha ou que não possa ser criada ... alimentação correta contém tudo que precisamos para termos saúde em todo os órgãos e sistemas do corpo humano ,falo como iridologista ,mas estudar e saber mais ,nunca é de mais !!!

      Excluir
  2. Boa tarde,
    Sugiro q o Eduardo procure um pouco por uma literatura mais atualizada do que esses artigos aos quais fez referência no seu comentário. Existem vários artigos publicados em revistas internacionais de qualis elevado que comprovam os benefícios da MODULAÇÃO HORMONAL NANO PATENTEADA. Como bem o dr. Paulo coloca, vamos estudar mais e não fazer críticas sem fundamentação científica. Simples opinião não tem valor. #maisrespeito #maisresponsabilidade #maisamor #uniaodasareasdesaudeemproldospacientes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Luciana! Na verdade, meu post foi escrito após revisão de artigos sobre o assunto publicados nos últimos 30 anos nas principais revistas médicas do mundo (pelo PUBMED) e não há artigos novos que acrescentem qualquer informação de benefício. Não estudos clínicos que comprovem qualquer benefício da Modulação Hormonal, seja de qualquer tipo que for. Exceto pela grande quantidade de estudos em animais, os estudos em humanos são pequenos e com metodologia discutível para se aplicar na população. Com isso, posso afirmar que quem prescreve Modulação Hormonal está fazendo 'experiência' com as pessoas; as expõe à substâncias que podem fazer muito mal à saúde como se fossem 'ratinhos de laboratório'. Mas é bom lembrar que estamos lidando com seres humanos, com vidas e, no caso da Modulação Hormonal, sérios efeitos sobre a saúde física e mental podem ocorrer. As pessoas que usam não sabem que estão sendo enganadas, mas os profissionais que prescrevem sabem. Em prol dos pacientes, atuemos com mais respeito, mais ética, mais verdade e menos ganância. Caso queira se informar mais sobre o assunto, sugiro a leitura do parecer do Conselho Federal de Medicina sobre os riscos da Modulação Hormonal no primeiro link abaixo. Aproveito para trazer um parágrafo desse parecer tão esclarecedor:
      "Na revisão criteriosa da literatura sobre hormônios nos últimos 6 anos, levando-se em conta pesquisas de boa qualidade metodológica publicadas em periódicos de alto fator de impacto, encontram-se evidências claras de
      riscos e prejuízos à saúde e nenhuma ou pouca evidência de benefícios para a capacidade funcional, qualidade de vida, cognição e para prevenir doenças crônicas associadas à idade. Bem como nenhum efeito em retardar ou modular o processo de envelhecimento, determinando que sua indicação seja restrita às deficiências comprovadas e ponderando-se seu custo-benefício, com revisão dos critérios de indicação, acompanhamento e suspensão."

      http://www.portalmedico.org.br/pareceres/cfm/2012/29_2012.pdf

      http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&id=23324

      Excluir