quarta-feira, 17 de maio de 2017

Disfunções tireoidianas durante a gestação

É comum o surgimento de desordens tireoidianas em mulheres na idade reprodutiva e durante a gestação. A gravidez, mesmo em mulheres que não apresentam doença tireoidiana prévia, pode causar grandes mudanças nos níveis hormonais. As doenças tireoidianas podem ser prejudiciais tanto para a gestante quanto para o bebê, portanto, o acompanhamento destas doenças durante a gravidez requer especial consideração.



CAUSAS

O hipotireoidismo clínico ocorre em 0,3 a 0,5% das gestações. O hipotireoidismo materno, em áreas suficientes de iodo (que é o caso da maioria das regiões do Brasil), é comumente causado por uma tireoidite auto-imune (Hipotireoidismo de Hashimoto) ou por destruição da glândula devido a tratamento prévio com iodo radioativo ou cirurgia, outras causas são mais raras. O hipotireoidismo subclínico, que é uma disfunção menor da tireoide, é um pouco mais comum e também pode estar associado a alguns riscos materno e fetais. 

Já o hipertireoidismo é uma condição menos frequente do que o hipotireoidismo, sendo sua causa mais comum a doença de Graves, responsável por 85% dos casos. Outras causas menos comuns são: nódulos ou bócio que funcionam mais do que deveriam (adenoma ou bócio multinodular tóxico), tireoidites, tireotoxicose gestacional transitória, mola hidatidiforme.

SINTOMAS

Os sintomas do hipotireoidismo na gestação são inespecíficos e podem passar despercebidos. Devemos ficar atentos principalmente para o ganho inexplicado de peso, a sensibilidade excessiva ao frio, pele seca, cansaço, dores musculares, constipação, sonolência, dificuldades de concentração e memória, dores articulares. 

Os sintomas clássicos de hipertireoidismo são semelhantes aos de uma gestação normal, devendo chamar a atenção a ausência de ganho de peso ou mesmo perda inexplicada de peso materno com aumento do apetite. A presença de palpitações durante o repouso, cansaço excessivo, bem como presença de tremores, intolerância ao calor, suor excessivo, alteração ocular (“olhos saltados”) também são alguns sintomas sugestivos da doença

COMPLICAÇÕES



DIAGNÓSTICO 

A avaliação inicial de distúrbios da função tireoidiana é realizada através da dosagem dos níveis de TSH no sangue. Conforme os níveis desse exame e o período da gestação, mais exames podem ser solicitados para complementar a investigação.

O rastreio universal em todas as gestações é controverso e depende da avaliação do médico assistente, porém em algumas situações especiais a realização do exame está indicada, são elas:
- História familiar de doenças tireoidianas
- Paciente com sintomas sugestivos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo ou presença de bócio (aumento da glândula)
- História prévia de hipo ou hipertireoidismo ou tireoidite pós parto
- Pacientes com dosagem de anticorpos anti-TPO positivo
- História prévia de radioterapia na região da cabeça e pescoço
- Histórico de Infertilidade
- Histórico de abortamento ou parto prematuro
- Portadoras de Diabetes Mellitus tipo 1 ou outras doenças autoimunes

TRATAMENTO

O tratamento do hipotireoidismo durante a gestação é muito simples e é realizado através da reposição com levotiroxina. As mulheres em tratamento previamente à gestação geralmente devem ter a sua dose diária de medicação aumentada. O hormônio tireoidiano não prejudica o bebê nem durante a gestação e nem durante a amamentação.

Quanto ao hipertireoidismo o tratamento vai depender da gravidade do quadro clinico e da fase da gestação em que a mãe se encontra. Quando necessário, usamos medicações antitireoidianas na menor dose efetiva possível para controlar a produção de hormônios e minimizar o risco de disfunção tireoidiana no feto.


Se você está grávida e se encaixa em alguma das situações acima, procure um endocrinologista e avalie sua função tireoidiana. Essa atitude pode garantir uma gestação tranquila, minimizando riscos tanto para mãe quanto para o bebê.



FONTE:
2017 Guidelines of the American Thyroid Association for the Diagnosis and Management of Thyroid Disease During Pregnancy and the Postpartum
UpToDate - Overview of thyroid disease in pregnancy



Fernanda M. Fleig
Médica Endocrinologista
CREMERS 33785 RQE 28970
https://www.facebook.com/fernanda.endocrinologista/
https://fernandaendocrino.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário