terça-feira, 31 de julho de 2018

Tomar suplemento de ômega 3 protege o coração?

O ômega 3 é encontrado em peixes e oleaginosas. Devido ao seu efeito na redução de triglicerídeos, alguns estudos investigaram seu uso para redução de eventos cardiovasculares. Os resultados desses estudos foram controversos, alguns mostrando benefício e outros não.


Uma recente revisão realizada pela Cochrane, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, colocou um ponto final nesta dúvida. Foram analisados 79 estudos com total de 112.059 adultos, com risco cardiovascular diverso. A maioria dos estudos utilizava suplementação em cápsulas, enquanto alguns, comidas enriquecidas com ômega 3 ou recomendação de aumento do consumo alimentar. Os estudos compararam dieta rica em ômega 3 versus dieta pobre ou usual. A conclusão do estudo foi que o aumento do consumo de ômega 3 pelo óleo de peixe possui pouco ou nenhum benefício em morte ou eventos cardiovasculares.
É claro que isso não significa que ter uma alimentação equilibrada não seja importante e sim que a suplementação de ômega 3 por si só não consegue reduzir risco de eventos cardiovasculares de forma importante. Não devemos esquecer, no entanto, que podem existir indicações para o uso de ômega 3, como em alguns casos do tratamento do excesso de triglicerídeos. Portanto, o importante é consultar com um endocrinologista ou cardiologista antes de iniciar qualquer suplementação.
A máxima, exercício físico regular e alimentação saudável, continua sendo o melhor caminho para um coração saudável. Não precisamos necessariamente suplementar com ômega 3.

Referências:
1. Abdelhamid AS et al. Omega-3 fatty acids for the primary and secundary prevention of cardiovascular disease.  Cochrane Database Syst Rev. 2018
2. Rizos EC et al. Association between omega-3 fatty acid supplementation and risk of major cardiovascular disease events.  JAMA 2012.

Dra. Vanessa Lopes Preto de Oliveira
Médica Endocrinologista
CREMERS 32187 - RQE 26842

Nenhum comentário:

Postar um comentário