terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Medo irracional de estatinas - um desserviço à saúde

The Lancet publicou recentemente uma análise aprofundada sobre o benefício do uso das estatinas no manejo dos distúrbios do colesterol e na prevenção de doença cardiovascular e morte por doença cardiovascular. Demonstra de maneira detalhada quem são as pessoas que mais se beneficiam, as que não se beneficiam e explica de uma maneira clara que tem havido uma preocupação exacerbada por profissionais da saúde, incluindo muitos médicos, a respeito da segurança de uso dessa medicação.



Tenho percebido profissionais que defendem que as estatinas fazem mal para a saúde e que defendem a sua substituição por dietas que inventam sem nenhuma base científica ou com uma base científica totalmente distorcida. Faz mal para a saúde não usar estatina para quem tem uma real indicação de uso dessa medicação junto com uma dieta saudável e baseada em evidências científicas sólidas. De maneira nenhuma se quer substituir dietas por estatinas.
Tenho recebido pacientes de altíssimo risco cardiovascular com ou sem doença cardiovascular estabelecida, níveis elevadíssimos de colesterol e triglicerídeos e diabetes tendo seus tratamentos com estatinas suspenso por estes profissionais. Muitas pessoas podem ter prejuízo para sua saúde com tal decisão. Recomendo que profissionais sérios e que tenham experiência sejam consultados para uma segunda opinião quando houver este tipo de situação. Os pacientes podem receber informações de profissionais altamente capacitados no manejo do colesterol. Os sites da Sociedade Brasileira de Diabetes (www.diabetes.org.br) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (www.endocrino.org.br) são uma excelente fonte para procurar profissionais da área da Endocrinologia e Metabologia em sua cidade ou próximo dela. Nesses sites há diretórios com profissionais cadastrados em cada estado do Brasil. A Endocrinologia e Metabologia é uma das especialidades médicas que se dedica ao estudo do colesterol, da aterosclerose e prevenção de doença cardiovascular. Cardiologistas e Clínicos Gerais também possuem excelente treinamento no manejo desse tipo de problema.
É crescente e preocupante a defesa de terapias alternativas em substituição a terapias consolidadas e que apresentam claro benefício e daquelas inventadas sem nenhuma base científica para manejo dos distúrbios do colesterol, do diabetes e da obesidade. Espero que isto sirva de alerta e reflexão do público.


Dr. Fernando Gerchman
Médico Endocrinologista
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
CREMERS 22.773
RQE 15.235

Um comentário: